quinta-feira, 29 de julho de 2010

Mulher de Faces


Às 21h00, excluindo-se os costumeiros atrasos de um festival de teatro marcado pela numerosa programação, do dia 21 de julho, no Teatro Municipal deu início ao espetáculo “Mulher de Faces”, do grupo Asas do Invento, de Governador Valadares.

Com direção de Marcos Nauer, a peça conta a história, não de duas mulheres, mas de todas. As atrizes emprestam seus corpos para personagens dos mais variados, não mantendo nenhum deles por mais de uma cena.

Princesas, tecelãs, mulheres modernas, sonhadoras, mulheres, todas ligadas à existência fadada à sombra do homem. O texto também é variado. Logo na abertura nos deparamos com Adélia Prado em seu “Com licença poética”, passamos por Júlia Lopez de Almeida (Conto do Sino de Ouro), entre outros textos, até pousarmos na segunda metade onde impera a comicidade de textos rápidos e provocativos. Quase uma compilação das melhores piadas que bombardeiam nossas caixas de e-mail.

A trilha sonora é ao vivo, o que rendeu ao espetáculo a indicação de melhor trilha sonora na categoria drama nacional. Um excelente voz e violão executado por Lorena Arruda, que tem seu ápice ao cantar, à capela, The man I love (composição de Ira Gershwin, eternizada nas vozes de Billie Holiday e Sarah Vaughan), momento que marca a transição entre o drama e a comédia. Cena de arrepiar.

O trabalho de atriz de ambas está maravilhoso. Os olhos de Fabiani Torres na cena da brincadeira de esconde-esconde nos transporta à própria infância, sentimos o calor dos braços maternos; por outro lado, é impossível não rir do sapo de Nazza Amaral, ou se emocionar na cena do trovador que assassina a própria mãe, arranca-lhe o coração e o perde.

Talvez faltasse mais jogo cênico que unisse de alguma as atrizes. Que nos fizesse sentir num espetáculo único, e não em dois monólogos concomitantes ocupando o mesmo palco (sensação levemente alcançada no desenrolar da trama).

Um belo espetáculo, merecedor de mais indicações e alguns prêmios neste XI FACE.

2 comentários:

  1. Eu não pude assistir, chorarei lágrimas de sangue eternamente :/

    ResponderExcluir
  2. Você não precisará chorar lágrimas, é só aguardar a próxima apresentação e mover montanhas para comparecer.
    Bjos

    ResponderExcluir