sábado, 26 de junho de 2010

Stand up Comedy


Abrindo o jornal "Hoje em Dia", no caderno de cultura, percebi que na parte que descreve os espetáculos teatrais atualmente em cartaz na grande BH, 5 dos 6 espetáculos listados se tratava de shows no modelo Stand Up.


O humorista se apresenta geralmente em pé (daí o termo 'stand up'), sem acessórios, cenários, caracterização, personagem ou o recurso teatral da "quarta parede", diferenciando o stand up de um monólogo tradicional.


O que vem a ser o Stand Up todos já sabem, o que me faz postar sobre ele aqui é levantar a questão de o que é atualmente produzido em termos de teatro em solo tupiniquim. As produções de pesquisa têm se tornado escassas, senão extintas... Ora são pessoas engraçadas contando piadas, ora são pessoas sem noção proferindo palavras de baixíssimo escalão e escrachando libidinosidades conseguindo arrancar gargalhadas vazias da platéia.


Estas formas teatrais são extremamente comercial e agradam à maioria das pessoas que desacostumaram a prestigiar obras intelectualmente planejadas. Mas isso, mesmo que indiretamente, compromete o trabalho daqueles que, como este grupo, ainda se preocupam com a qualidade da informação passada àqueles se sentam à frente do palco italiano. Para assistir a um espetáculo teatral.


Sem diminuir a trabalho do Stand Up comedy pergunto onde está o tetro de verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário