quinta-feira, 24 de junho de 2010

Memórias do III FACE


Às vésperas do XI FACE - Festival de Artes Cências de Conselheiro Lafaiete-MG, lembro da primeira participação do Arte Fino neste festival que aconteceu no ano de 2002, em sua terceira edição.

Éramos um grupo volumoso se comparado aos dois atuais integrantes e mantínhamos uma forte identidade voyeurista, uma vez que não levávamos espetáculos, apenas participávamos das oficinas em busca - mais de formação do que - de reciclagem (tínhamos em média 15 anos de idade, eu contava com 13).

Três imagens me marcaram bastante neta edição:

  • Um espetáculo que narrava, de trás para frente, os 07 dias criação do mundo. Começando pelo sétimo dia em que o Criador descansou e voltando à estaca zero quando tudo era caos e mais nada. Neste espetáculo - que não me recordo mais o nome nem o da companhia - havia um enorme globo terrestre que em dado momento entrava em chamas. Fiquei alucinado com a estética da cena e da obra como um todo.

  • A escola em que ficamos alojados. Ah! Como era linda com suas portas e janelas extremamente altas e com arquitetura que lembrava os traços bizantinos de formas arredondadas e cômodos amplos e iluminados. Era teatralmente acolhedora aquela escola. Ainda me lembro do cheiro que o chão exalava quando acordávamos naquele frio extenuante.

  • Por fim, a ultima grande imagem que tenho do III FACE foi... bem... ouso dizer que... Para não ter de imitar o "terceiro segredo de Fátima" calando a minha boca bruscamente, digo apenas que foram um conjunto de "primeiras impressões" e "primeiras vivências" em um nicho que, para mim, só existia na distância frígida da televisão ou nas histórias dos reinos muito muito distantes.

Outras imagens e nomes e rostos e risos me veem com menos frequencia e não as incluo aqui para não entediá-lo, caro leitor. Mas, se serve de consoslo, ainda tenho a marca do beijo de Samanta Keller no meu crachá deste festival de há 08 anos atrás.

3 comentários:

  1. lembro me deste espetáculo do globo terrestre gigante pegando fogo do qual você se refere acontecer em valadares na praça de esportes ...
    também ficou na minha memória.
    e quanto ao FACE ? TUDO DE BOM!
    este ano estamos lá de novo.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo o FACE fazendo história, ele deixa uma marca em todos que participam... não imaginava que você participou do IIIFACE, eu tava lá, só não lembro como foi.. eheh
    agora me pergunto como eu não te conheci naquela época?? =(
    enfim que venha muiitas e muitas histórias de FACE pra você poder contar. e esse ano tem mais, faltam 10 dias.. to te esperando aqui!

    ResponderExcluir
  3. Sim, participei do III FACE, era um pirralho encantado com a magnitude daquele festival. As oficinas, os espetáculos, as festas, as pessoas, era tudo muito intenso e apaixonante.

    Que venha o XI, estamos ansiosos!

    ResponderExcluir